24 de abr. de 2009

Server Internet - Ubuntu Server

A primeira missão, foi justamente instalar o sistema operacional que ia rodar o servidor e para isto escolhi o ubuntu server 8.04. Escolhi ele muito mais por gosto pessoal do que qualquer outro motivo, eu já o tinha em mãos. Além disso, estou bastante acostumado com distribuições derivadas do debian e partir para um fedora, suse ou slax não é minha intenção nesse momento ;p.


Outra informação, resolvi usar uma versão 8.04, mesmo sendo antiga pelo LTS, e como não estou afim de formatar o servidor por um bom tempo....

A instalação em si é muito tranquila, se você não estiver afim de modificar o jeito que ficará particionado o seu HD, ele não demorará mais que uns 30 minutos, mesmo numa máquina sem grandes configurações (montei o servidor num Duron 1.1GHz, com 20 GB de HD e 512 de RAM, e o servidor funcionou bem). Quase no final da instalação você poderá escolher "pacotes" extras que já estão no próprio CD, entre eles os servidores LAMP, DNS, SSH, Mail, PostgreSQL, CUPS e SAMBA. Como não ia necessitar de nenhum outro só instalei o de SSH.


Finalizado a instalação é só necessário, reiniciar a máquina e ir pro abraço. O sistema operacional está instalando e funcionando. Agora só é necessário configurá-lo.

Obs.:
- Quem já instalou uma versão Alternate do Ubuntu, ou usou versões anteriores a 6.06 verá que a interface de instalação é a mesma e embora não seja "visualmente" bonita, é intuitiva e está em português.
- Recomendo após a instalação, logar com seu usuário e alterar a senha de root, até por que num servidor de internet será díficil você logar na máquina sem alterar nada ;p.
- Se deseja deixar o sistema com os últimos pacotes do ubuntu, recomendo que faça isso agora, antes da configuração do servidor, para não acontecer nenhum imprevisto.

Best Regards,
Luís Knob

Nenhum comentário:

Postar um comentário