29 de abr. de 2009

Instalando o Sopcast no Ubuntu 9.04

Sopcast é um ferramenta que usa o Streaming via P2P para trasmitir programas de TV pela Internet, sendo criada por Chineses, conta com vários canais deste país e região, além de alguns conhecidos norte-americanos e muitos outros alternativo (como TV Gospel). O "principal" uso do programa é justamente as transmissões de esportes americanos (NBA, NFL, NHL, MLB), além de Futebol Europeu que quase todos os dias lotam a grade dos canais de esportes chineses (Guandong, CCTV 5 e outros). E para um público que precisa gastar no mínimo 100 reais para assistir a 5 partidas da Champions League, mais 2 partidas semanais de basquete e 2 ou 3 de NFL por mês, poder ver seu esporte favorito quase todo dia, mesmo com o audio em Chinês, é uma grande pedida.

Mas vamos ao que interessa, como instala-lo no Ubuntu. Diferente do software Sopcast existente para o windows, o sop para Linux é um interpretador de protocolo, em que você digita uma linha de comando com o endereço sop do canal e a porta do seu computador onde ele mandará o vídeo decodificado, para então através de um player ele tocá-lo. Para usuário leigo isso é no mínimo tedioso. Então um grupo de chineses, sempre os chineses, criaram uma interface GTK para o sop, singelamente chamada de gSopcast, que faz esse trabalho de adicionar o canal a um player automaticamente.

São necessários apenas dois pacotes para que o Sopcast saia rodando, são eles.
para i386:
http://w2k.com.br/arquivos/sp-auth_3.0.1_i386.deb
http://w2k.com.br/arquivos/gsopcast_0.4.0-2_i386.deb

para amd64:
http://w2k.com.br/arquivos/sp-auth_3.0.1_amd64.deb
http://w2k.com.br/arquivos/gsopcast_0.4.0-1_amd64.deb

Instalando os dois pacotes na ordem ou através do terminal executando #~: dpkg -i *.deb , o programa já estará pronto para ser rodado.

Abaixo uma screen do software rodando o canal cctv-5.


Nenhum comentário:

Postar um comentário