6 de jul. de 2009

Ubuntu - Configurando Para Máquinas Antigas

Estou postando o que fiz na Celeron 900 Mhz, com 256mb de ram e 4 gb de hd. Para rodar "pelo menos dignamente" o Ubuntu:

A instalação do cd normal do Ubuntu foi vetada de cara pois ela vem com um moonte de coisa que você não vai utilizar (como o driver de bluetooth) então.

Instalei a versão 8.04 server, assim saindo do terminal tentei instalar o mínimo necessário para ela rodar.

Depois instalei os seguintes pacotes:
apt-get install gdm gnome-core xorg

Com esses já será possível iniciar o gnome, mas ele vai estar liso, só com o gnome-terminal e o gedit, e uma interface ruim de dar vergonha =). Além disso, é importante dar um invoke-rc.d gdm start para que o login seja feito em modo gráfico.

Depois disso instalei os seguintes pacotes
apt-get install human-theme human-icon-theme ubuntu-gdm-themes language-selector system-config-printer-gnome network-manager

Assim o sistema ficou com a "interface do ubuntu" e o selecionador de linguagem para deixar ele em pt-br, mais o controlador de impressora e o de rede. Com isto o sistema está pronto para receber os programas de fato.

Instalei só o básico então.
apt-get install evince firefox totem thunderbird eog

Ou seja Leitor de pdf, o Firefox, Thunderbird e um reprodutor de vídeos (embora sem os codecs).

Ao invés de instalar o openoffice (que é bastante pesado), coloquei o gnumeric e o abiword.
apt-get install abiword abiword-plugins gnumeric

Com o abiword plugins, o danado abre .docx e .odt =) uma beleza. Com isso o pc ficou com os progs necessário para um terminal básico. O que era suficiente para a máquina em questão. Além disso, a instalação ficou com "miseros", em termos atuais, 1,2GB.

A instalação rodou lisa, travando menos que o win xp que estava nele. E o tempo de instalação do sistema + pacotes foi de uma manhã =).

Para falar a verdade, gostei tanto do resultado que estou pensando em instalar o meu pc principal da mesma maneira, instalando programa por programa. Já que a módulos no ubuntu normal que um usuário nunca vai chegar a usar.

E sim, minha instalação ficou muiiito parecida com a do ubuntu mini, uma antiga idéia de miniaturização do ubuntu, para deixar o sistema levinho. E quem sabe um dia eu testo um script para fazer essa instalação "in loco" =).

Nenhum comentário:

Postar um comentário